Certifee

Lançamento da Norma AnimalCert na VICTAM LatAm: um marco para a segurança na alimentação animal

A VICTAM LatAm 2025 é uma feira e congresso internacional com foco em tecnologia, equipamentos, ingredientes e aditivos para toda a cadeia produtiva de nutrição animal e processamento de grãos. O evento acontece de 16 a 18 de setembro de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo.

É um ponto de encontro para fornecedores nacionais e internacionais do setor “feed” (ração animal), onde também se destacam oportunidades de negócios, inovação, networking, e uma programação de conferências técnica de alto nível.

O que é a norma AnimalCert

A AnimalCert é uma certificação/ norma recém-elaborada, propriedade do C2 Group Brasil (empresas Certifee e Food & Feed Compliance) voltada à segurança de alimentos para animais. Os principais pontos conhecidos até o momento:

  • Seu objetivo é garantir segurança ao longo de toda a cadeia produtiva de alimentos para animais, com critérios rigorosos e auditorias para assegurar conformidade.
  • Inclui diretrizes para controle de patógenos como Salmonella, exigindo avaliação microbiológica em matérias-primas, controle de fornecedores, tratamento térmico apropriado, prevenção de recontaminações e monitoramento laboratorial.
  • A norma contempla alimentos para diversas espécies animais (produção, pets etc.), e inclui critérios que vão desde a seleção e qualificação de fornecedores até práticas de fabricação, higiene, gestão de risco, rastreabilidade, etc.

O lançamento oficial da norma AnimalCert será no dia 16 de setembro de 2025, durante o evento VICTAM LatAm. animalcert.com.br

Implicações para o setor

O lançamento da norma AnimalCert promete trazer diversas repercussões e oportunidades:

  1. Elevação dos padrões de segurança — com normas mais rigorosas, haverá maior confiabilidade na alimentação animal, menor risco de contaminação, melhor rastreabilidade.
  2. Competitividade — empresas certificadas poderão se diferenciar no mercado, atendendo demandas de clientes mais exigentes, inclusive de mercados internacionais.
  3. Desafios de implementação — para pequenas e médias empresas, adaptar-se aos critérios de auditoria, controle de fornecedores, monitoramento laboratorial etc. poderá exigir investimentos de tempo e de recursos.
  4. Integração normativa e regulatória — espera-se que a norma AnimalCert dialoge com outras normas nacionais e internacionais de segurança dos alimentos, boas práticas, certificações já existentes, para evitar redundâncias ou conflitos normativos.
  5. Inovação e melhoria contínua — normas como essa tendem a incentivar o aprimoramento de processos, uso de tecnologias de controle, automação, higiene, e monitoramento em toda a cadeia.

A norma Animalcert possui uma parceria estratégica com a norma GMP+FSA, a norma prepara as empresas para a certificação internacional, esta parceira terá duração de 5 anos, após todas as empresas certificadas na Animalcert poderão optar por seguir com a certificação GMP+FSA.

Esse lançamento, portanto, pode ser um divisor de águas para a indústria de nutrição animal no Brasil e na América Latina, ajudando a consolidar práticas de segurança de alimentos mais sólidas.

 

Compartilhe: